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Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas

Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas: Um levantamento realizado pelo FDA aponta que 98% do consumo de cafeína se dá por meio de bebidas. No entanto, elas não são a única fonte do estimulante, sendo que alguns alimentos. Como o chocolate e medicamentos podem conter a substância.

O site Cleveland Clinic revela que misturar um analgésico com cafeína faz com que o medicamento seja 40 vezes mais eficaz, além de fazer com que o organismo absorva a medicação mais rapidamente.

É sabido que a cafeína tem um efeito direto sobre o sistema nervoso central, fazendo com que fiquemos mais alerta. Em doses moderadas a substância pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Incluindo a melhora da memória e da concentração, além de ajudar na saúde mental como um todo. O café que pelo seu grande consumo acaba sendo uma das principais fontes de cafeína. Já foi associado à diminuição do risco de Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Por outro lado, quantidades excessivas de cafeína podem aumentar a frequência cardíaca, causar insônia, ansiedade e outros efeitos colaterais. Entre aqueles que consomem a substância regularmente, a falta do estimulante pode resultar em dores de cabeça e irritabilidade.

Produtos descafeinados e sem cafeína não são a mesma coisa – Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas

Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas

Não se deixe enganar pela embalagem. Produtos descafeinados podem conter cafeína. Um estudo publicado no Journal of Analytical Toxicology, analisou nove tipos diferentes de cafés descafeinados. E concluiu que oito deles apresentavam cafeína. A quantidade variava entre 8,6 mg e 13,9 mg, sendo que uma xícara de café tradicional apresenta entre 95 mg e 200 mg da substância.

“Se uma pessoa tomar entre 5 e 10 xícaras de café descafeinado, a dose de cafeína pode facilmente chegar ao mesmo nível presente em uma ou duas xícaras de café tradicional. Isso pode ser uma preocupação para as pessoas que precisam eliminar a ingestão de cafeína. Como aqueles que sofrem com doenças do rim ou problemas de ansiedade”, alerta o professor Bruce Goldberger, da Universidade da Florida.

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A cafeína faz efeito em poucos minutos – Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas

Você sabia que a Cafeína não está apenas nas bebidas

Se você estiver precisando de uma forcinha para finalizar um trabalho ou aguentar mais algumas horas acordado. A boa notícia é que a cafeína tem um efeito quase imediato no organismo. Segundo o American Academy of Sleep Medicine, a substância alcança seu pico no sangue entre 30 e 60 minutos após a ingestão. Existe ainda um estudo que aponta que o estado de alerta pode surgir em apenas 10 minutos.

Normalmente o corpo leva de 3 a 5 horas para eliminar metade da substância. E é preciso entre 8 e 14 horas para que o organismo esteja totalmente livre da cafeína. Especialistas em sono recomendam abster-se do café por, no mínimo, oito horas antes de dormir para evitar desconfortos durante o sono. Logicamente, os efeitos podem variar e costumam ser mais visíveis em pessoas que não ingerem cafeína regularmente.

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