Enxames de bactérias mutantes se parecem com a ‘Noite Estrelada’ de Van Gogh

Noite Estrelada de Van Gogh
(D. Wall/Universidade de Wyoming)

Um grupo de bactérias em chamas acabou de criar “pinturas” impressionantemente artísticas (e giratórias) que lembram as obras-primas do icônico pintor holandês Vincent van Gogh.

Os microbiologistas notaram as semelhanças enquanto estudavam a cooperação social de bactérias predatórias chamadas Myxococcus Xanthus. Os indivíduos desta espécie são conhecidos por formar enxames cooperativos, nos quais compartilham recursos para ajudar a sobrecarregar suas presas.

Os pesquisadores estavam estudando especificamente um par de proteínas, TraA e TraB, que permitem que esses micróbios se reconheçam e se unam. Para isso, a equipe criou cepas mutantes de M. Xanthus que superexpressam os genes por trás dessas proteínas, para ver como elas mudariam, relataram os cientistas em um estudo publicado em 7 de dezembro na revista mSystems.

À medida que as cepas mutantes formavam enxames com outras cepas mutantes e com cepas não mutadas, os aglomerados de células unidas formavam padrões de redemoinho. Os pesquisadores então adicionaram digitalmente cores diferentes para distinguir cada cepa.

Enxames de bactérias mutantes
(D. Wall/Universidade de Wyoming)

Uma vez que a cor foi adicionada, a equipe percebeu a semelhança impressionante entre a arte feita por bactérias e a de Van Gogh, especialmente com a imagem azul e amarela que tem uma semelhança impressionante com “A Noite Estrelada”, uma das peças mais famosas do pintor do século XIX.

A descoberta destaca como estudar bactérias sociais pode revelar “comportamentos que também exibem beleza artística”, disse o coautor do estudo Daniel Wall, biólogo molecular da Universidade de Wyoming, em comunicado.

Indivíduos M. Xanthus formam enxames cooperativos agrupando suas enzimas (proteínas) e metabólitos (produtos químicos), que ajudam a transformar alimentos em energia, acelerando as reações metabólicas.

Isso permite que as bactérias sobrecarreguem suas presas, que são tipicamente outros micróbios. (Às vezes, eles também devoram outras cepas não relacionadas de M. Xanthus.) Normalmente, esses enxames são cadeias cabeça-a-cauda de células individuais em uma longa fila como um “trem de transporte”, disse o coautor do estudo Oleg Igoshin, biólogo computacional da Universidade Rice, no Texas, no comunicado.

Enxames de bactérias mutantes Noite Estrelada de Van Gogh
(D. Wall/Universidade de Wyoming)

No entanto, as mutações introduzidas no laboratório fizeram com que os enxames de cabeça-a-cauda usuais se transformassem em redemoinhos rotativos de células, cada redemoinho tão grande quanto um milímetro (0,04 polegada) ou mais.

“As células estão em grupos densos e estão em contato com outras pessoas o tempo todo”, muito mais do que em seus enxames habituais, disse Igoshin no comunicado.

A superexpressão de TraA e TraB também criou laços mais fortes que significavam que os enxames de bactérias ficaram juntos por mais tempo e pareciam ser incapazes de reverter para células individuais. Em cepas mutantes, “seu vizinho permanecerá seu vizinho por mais tempo”, disse Igoshin no comunicado.

Material escrito por Harry Baker e originalmente publicado no Live Science.