Cientistas criam tipo de ouro mais dourado e brilhante que o natural

Cientistas criam tipo de ouro
(Susan E. Degginger / Alamy Stock Photo)

Se pararmos para pensar no que consideramos mais raro e valioso no mundo, certamente o outro entra em nossa lista. É difícil pensar em materiais raros e valiosos sem citar esse metal. Mas engana-se quem pensa que ele serve apenas para virar anéis ou gargantilhas. Cientistas criaram um tipo de ouro que é ainda mais incrível do que o natural. Muto mais brilhante e dourado.

O ouro é limitado e difícil de ser encontrado. Teorias dizem que ele se formou após um grande choque entre estrelas no espaço. Todo o material resultante foi espalhado pela galáxia. O planeta Terra era bem menos denso no início, portanto, o ouro que caiu aqui se concentrou nas camadas mais profundas, ficando oculto.

O ouro é natural, portanto, não é algo que possamos fazer em laboratórios… por enquanto. Nada pode fazer o que ele faz em termos de reflexão de luz. Ele resiste à oxidação, não corrói é inerte e tem outras propriedades incríveis. Já chegou a hora, então, de pensarmos em desenvolver algo que faz o que o ouro faz, ou melhorá-lo. O papo agora deixa os garimpos e entra nos laboratórios.

Um tipo de ouro desenvolvido por cientistas

De acordo com uma publicação no periódico científico “New Scientist”, um novo tipo de ouro foi desenvolvido de forma artificial. Esse novo material é muito mais brilhantes e… dourado, do que o natural. As tentativas de desenvolver ouro artificial não são algo novo. Mas, dessa vez, o resultado é bem animador.

Então, como fazemos ouro mais dourado? O ouro já foi feito em laboratório antes, mas para realizar essa tarefa em particular, suas propriedades químicas precisam se tornar menos reativas do que no mundo ao seu redor sem alterar sua absorção de comprimento de onda.

Uma equipe liderada pelo Centro de Ciências de Nano e Matéria Macia em Bangalore, Índia, realizou algo relevante. Eles polvilham cloreto de ouro em fornalhas e o aqueceram por meia hora a 220 graus juntamente com brometo de tetrabutylammonium cacophonous. Produziu ouro básico que faz microscópico, bigode, lobos longos.

Cientistas-criam-tipo-de-ouro-mais-dourado-e-brilhante-que-o-natural
Unsplash

Esses microcristais podem não soar muito diferentes, mas a maioria desses novos estudos do mesmo grupo os cercaram um pouco e descobriram que embalaram alguns efeitos visuais. Para encontrá-lo, porém, eles tiveram que bombardeá-lo com novos testes.

Em um estudo intitulado “Nobler than the Noblest” (“mais nobre do que o mais nobre”, em tradução livre), eles explicaram que, na realidade, há algumas coisas que podem ser quimicamente atacadas pelo ouro. Ouro comum e duro pode ser eliminado, por exemplo, por uma combinação de ácido nítrico e clorídrico chamado “aqua regia”.

Mercúrio, talvez um metal igualmente intrigante e bizarro, geralmente reage dramaticamente com ouro. Essas opções são boas apostas se você quiser se livrar do seu ouro. Esta forma alongada, microscópica, de cristal de ouro, no entanto, continuou a lutar um pouco. Eles sobreviveram sem o uso do aqua regia hipercontocontoque, e – como revelado no artigo de química em Anjwand – não tiveram “praticamente nenhuma interação” com o mercúrio dourado.

Um ouro muito mais poderoso

Tudo isso significa que este tipo de ouro que é forjado em laboratório é mais resistente a mudanças químicas do que o ouro convencional. A equipe suspeita que seus elétrons de ouro de forma estranha são estranhamente organizados, “em rede de cristal não convencional”, o que os torna mais resistentes a produtos químicos externos.

A humanidade criou mais ouro do que se forma naturalmente, moldada pela energia geológica de todo o nosso planeta. Os seres humanos mostrando que, quanto querem, conseguem fazer coisas extraordinárias. Será que conseguiremos ser mais incríveis do que a natureza ou jamais superaremos a maior cientistas de todos os tempos?

Fonte: New Scientist.